quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Eça escrevia estas palavras hoje???


News
Originally uploaded by Magander
«O jornalismo, na sua justa e verdadeira atitude, seria a intervenção permanente do país na sua própria vida política, moral, religiosa, literária e individual.

O jornalismo não sabe que há o abatimento moral, o cansaço, a fadiga, o repouso. Se ele repousasse, quem velaria pelos que dormem?

(…)

Há homens, há trabalhadores de ideias, filósofos, que fazem o mesmo áspero trabalho incessante: mas esses têm glória, que é como um bálsamo divino, derramado nos seus cansaços.

O jornalista não: trabalha, luta, derrama ideias, sistemas, filosofias sociais e populares, estudos reflectidos, improvisações, defesas eloquentes, nobres ataques da palavra e da ideia: pois bem, tudo isso passa, morre, esquece; aquela folha delgada e leve, onde ele põe o seu espírito, a sua ideia, a sua consciência, a sua alma, perde-se, desaparece, some-se sem esperanças de vida, de duração, de imortalidade, como uma folha de árvore ou como um trapo arremessado ao monturo.»


Eça de Queiroz , in «Distrito de Évora», nº 1, 6/1/1867

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Shopping «Cidade do Porto» com fim à vista

Acabo de saber pela Página 1 da Rádio Renascença que o shopping «Cidade do Porto» será encerrado. Não para obras. Não para remodelação da fachada. O shopping «Cidade do Porto» será demolido, por ordem do Tribunal Administrativo do Porto. Eu fico satisfeita. Só tenho pena dos trabalhadores, mas para o Porto será melhor... a cidade Invicta tem shoppings a mais.... E para quando a demolição? Tenham calma... a coisa não é para amanhã... a demolição terá que acontecer nos próximos 42 meses. Leram bem... 42 meses, cerca de três anos e meio. Até lá veremos o que acontecerá.... veremos... porque muita coisa pode acontecer...

PS. Para terem acesso à Página 1 da Rádio Renascença só têm que fazer o seguinte: entrem no site da Rádio Renascença. Registem-se e recebam gratuitamente no vosso e-mail informação actualizada do que se passa no país e no mundo. Depois é só ler.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Para lá da janela...


Room with a view
Originally uploaded by flickring Nemo
As pessoas caminham entre subidas e descidas... entre o alcatrão e o paralelo... entre estradas cheias de gente e vazias... caminham sem destino e com destino... correm de um lado para o outro... caminham calmamente... caminham apressadamente... sacodem tapetes à janela... observam simplesmente os ruídos de uma paisagem quotidiana. Ao fundo da rua passam em fila algumas dezenas de caloiros que entoando canções da praxe expandem a alegria de ser jovem. Aos poucos a noite cai... chega a hora das pessoas saírem dos seus trabalhos... a azáfama nas ruas aumenta e aumenta... os condutores buzinam... como buzinam estes condutores de fim de dia... reclamam ... todos reclamam e todos têm razão... mas eis que o ruído nas ruas começa a diminuir... a diminuir... todos, quase todos, recolhem-se nas suas casas... fecham-se as janelas... as portas... dentro de casa termina-se um dia de trabalho... carregam-se as baterias necessárias para um outro dia que começa daqui a poucas horas... até já...

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

E não é que me atribuíram o prémio...



Pois... é mesmo verdade... o blog A Caixinha dos Meus Botões ,com o rosto de Sofia, premiou-me com o prémio DIZ QUE ATÉ NÃO É UM MAU BLOG?! E se a Sofia diz que não é mau este meu blog, resta-me agradecer tão nobre prémio e manifestar desde já a minha satisfação...
E aqui ficam as regras para a atribuição do prémio...

1.º Indicar de onde veio a atribuição. E esta veio pelas mãos – como já referi -, da Sofia;
2.º Atribuir o prémio a 7 blogs que considere que até não são maus blogs. A atribuição é feita a blogs que ainda não foram distinguidos com tal prémio –pelo menos que eu saiba -, e que eu visito diariamente e deixo comentários;
3.º Referir a tag do prémio no teu blog, de preferência com o link do blog a que te referes.
E os prémios vão para...

1 – My Crazy Littel World;
2 – Fado Falado;
3 - Ana Abrunhosa;
4 - Blog da tia Cremilde;
5 - O Farol no Vento do Norte;
6 - O Cheiro da Ilha;
7 - Andando e Pensando.

Mas nomeadar só sete é muito pouco... existem muitos outros que eu gosto bastante e que visito muito regularmente e, por isso, oferecia com muito gosto o prémio ainda a 9=1, AHora Estas Despertando, Abrupto, Aventuras Blogais, Depósito da Alma, Funes, el memorioso, Imagos, O Murmurar das Pedras, Peciscas, Pitanga Doce, Psycho... no fundo gostaria de premiar todos porque todos animam os meus dias com as suas visitas e os seus comentários... a todos muito obrigada. Mas como só podem ser 7... então que sejam...

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Coisas à político...

Já lá vão alguns anos, mas lembro-me como se tivesse sido ontem, quando no meio de uma conversa com um notável do PSD ele perguntou-me, mais coisa menos coisa, o seguinte: agora vamos cá saber, você é de direita ou de esquerda? Eu fiquei a olhar para ele...pois....pois...direita... esquerda... acho que pensou que eu não sabia a diferença e tentou ser mais claro: bem... você preocupa-se com questões sociais? Voltei a olhar para ele e lá respondi... questões sociais... sim, quem não se preocupa? Ele, prontamente, respondeu: pois... vocês é de esquerda. O notável rotulou-me sem saber o que verdadeiramente eu pensava e detestei. Confesso que ainda trocámos mais duas palavras e combinamos falar na semana seguinte... ele até hoje nunca mais me viu e eu, como vejo televisão, vejo-o e ouço-o muitas vezes e, o mais estranho, a chamar atenção para os problemas sociais.... será ele mesmo de direita?? Não... é de esquerda... bem... não sei... coisas à político...

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Flickr desceu o Porto

A paixão pela fotografia foi o motivo que levou um grupo de «fotógrafos» a encontrarem-se na cidade do Porto. Para além do gosto pela fotografia, têm em comum o facto de todos eles terem uma conta no flickr, local onde cada um coloca um bocadinho de si, usando a fotografia.
O encontro deu-se na Sé do Porto, entre as 15h00 e as 15h30. Após as apresentações da praxe e de equipamento fotográfico na mão, a sessão fotográfica iniciou-se. O alvo das objectivas foram os aspectos, as particularidades, os momentos, os acontecimentos, as imagens, os cenários naturais e pitorescos que existem ao longo da calçada que liga a Sé do Porto à Ribeira Portuense e desta à Ribeira de Gaia. A descida deu-se ao som de muitos cliks e os resultados foram centenas de fotografias. Algumas delas já foram disponibilizadas por PAS, BB, JC, pelavidafora, esticonhiconhek , trazmumbalde , ohcaptain , flickring Nemo.

A fotografia que se segue é reveladora como sem contar podemos ser apanhados... ainda bem que fui «bem apanhada». Foram bons momentos e espero por mais... parece que haverá.....



Chat
Originally uploaded by ohcaptain

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

É o Vazio...

... que preenche o vazio da vida. É o vazio que dita as necessidades do quotidiano. É o vazio que marca a hora de adormecer e será esse vazio que ditará a hora de acordar.

Age-se como se ele não vivesse connosco. Como se ele, sendo invisível, não desse para ser sentido. Mas, sente-se. E sente-se como uma chama que queima o corpo... queima a alma de alguém que quer mais e mais, mas que fica pelo menos e menos.

Age-se porque o vazio dita as horas que formam os dias, os dias que formam as semanas, as semanas que formam os meses, os meses que formam os anos, os anos que formam a vida. E assim se vive lado a lado com um vazio que apesar de invisível tem a característica mais dolorosa: sente-se.


Imagem de Pedro Moreira em www.olhares.com

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Sempre actual...

«...tudo é pobre: a preocupação de todos é o pão de cada dia. Esta pobreza geral produz um aviltamento na dignidade. Todos vivem na dependência: nunca temos por isso a atitude da nossa consciência, temos a atitude do nosso interesse...» (Eça de Queirós, 1871, As Farpas).

Há frases que estão sempre actuais... esta é uma delas. Está tudo dito... nem parece que passaram mais de cem anos...