segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Tudo em volta dos Pirinéus ... Parte II

... é definido e imposto pela cadeia montanhosa. Cada cidade/aldeia que se inscreve no espaço intrínseco deste cantinho, entre as montanhas plantado, é desenhada com contornos específicos e apresenta detalhes capazes de definirem com mais precisão a índole desta montanha.

Naquele «canto do mundo», não são as pessoas que fazem a sociedade, não são os habitantes que definem o seu contexto habitacional é antes uma montanha que, com os seus apanágios, consegue ditar como e em que circunstância se deve viver. As casas têm traços específicos de um lugar que se caracteriza pelo branco; telhados inclinados e negros, grandes vidraças e a presença da madeira dão mote à arquitectura habitacional. E mais uma vez a razão é o branco que cobre a aldeia, a cidade, a região... é a neve.




Não há dúvidas de que a neve, branca e cristalina, pela sua especificidade é uma variável que se impõe aos habitantes dos Pirinéus e a quem por lá passa. Mas, esta existe porque estão lá as montanhas com altitudes quase intocáveis. Quem as «sobe» parece que a qualquer momento vai poder tocar no céu. A altura é indescritível. Mas, não é só o branco que concede beleza aos Pirinéus. A paisagem mesmo quando coberta apenas pelo verde torna-se também muito bonita. Os campos cuidadosamente tratados revelam a dedicação e o cuidar das pessoas que ali vivem.


É impressionante como a natureza se impõe naquele espaço. Como tudo é pensado em relação aos Pirinéus. No mundo em que o homem tenta, a todo o custo, controlar tudo e todos, naquela «esfera terrena» é a natureza que se impõe e mostra o quanto é forte. A força vem do poder desta cadeia montanhosa que se impõe.
Aventura continua...
Fotos Manuel Silva

6 comentários:

Maria disse...

Que beleza... e que saudades......

PAS disse...

A aventura continua e eu estou na primeira fila, à espera dos próximos episódios... ;-)

peciscas disse...

É como dizes: ali, está, em toda a sua pujança, a força indomável da Natureza.

AnaG. disse...

Sentimo-nos a viajar através das tuas palavras...
Continuamos à espera.

Beijitos

Pitanga disse...

Isto tudo numa lua-de-mel. Ó céus!!!

Anónimo disse...

華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,