Aquilo é que foi...

Uma vez mais o povo português não defraudou as expectativas e compareceu, em peso, para ver a Red Bull Air Race . O povo português é assim; gosta de ver e participar em eventos de grande impacto. De mala térmica numa mão e cadeira na outra, o povo instalou-se, bem cedo, nas margens do Rio Douro e ali ficou. Nem mesmo o sol quente que se fazia sentir desmoronou a vontade de ver a passagem de aviões que em prova ou, apenas como forma de entretenimento, animaram o céu nortenho.

Eu e uns amigos, como bons portugueses que somos, também marcámos presença. Não levámos térmica, nem cadeirinha. Comemos e bebemos o que havia a vender e sentámo-nos mesmo no chão. Como não dormimos nas margens nem chegámos às seis da manhã, também não «caçámos» um lugar da frente. O que apanhámos foi uma «tosta» daquelas; valeu-nos o chapéu.

Entre uma mordidela na bifana no pão e uma bebida, percorremos uma pequena parte da margem do Rio Douro, do lado de Gaia. Acabámos por regressar ao início do percurso e «acampar» junto à ponte. Melhor não podíamos ter conseguido. Dali víamos metade da «pista» e um dos loopings praticamente à nossa frente.









Fiquei um pouco desapontada com os pilotos da prova. Estava à espera de algum espectáculo por parte deles no término de cada demonstração. Valeu o piloto do avião da Red Bull que acabou por dar sempre um ar da graça depois de cada participação. Fiquei ainda mais despontada quando os vencedores não deram uma volta no final da prova; a volta da consagração. A nota cinco vai para os caças da Breitling Jet Team. Quase fiquei tonta de tanto olhar o céu de um lado para o outro a ver as rápidas manobras (imaginem-me dentro de um deles!!!!), mas foi interessante e valeu as horas passadas à «tosta» e de pé. Aquilo é que é pilotar...



Quando terminou a prova, com a mesma vontade com que chegou, o povo colocou os pés ao caminho. Ainda estou para entender porque todos querem sair ao mesmo tempo. Quem beneficiou fui eu e os meus amigos que arranjámos um lugar debaixo de uma árvore e através de um ecrã gigante assistimos à entrega dos prémios. Deu ainda para ver um grupo de rapazes a atirarem-se para o Rio Douro. Parece ser prática comum por ali, mas naquele fim de tarde de sábado soube-lhes certamente ainda melhor, afinal o leque de espectadores era vasto.

Já com as zonas de acesso mais livres (estrada e ponte), atravessámos para o Porto onde fomos comer um chouricinho assado e beber uma sangria na margem do rio. Por ali jantámos e dali fomos apanhar o metro a São Bento e mais tarde o carro ao aeroporto; a ideia tinha sido ir de comboio, mas como chegou lotado ao apeadeiro restou-nos vê-lo passar e o aeroporto foi a melhor opção, assim não soubemos o que foi trânsito num dia em que cerca de seiscentas mil pessoas se juntaram nas margens do Rio Douro, entre o Porto e Gaia. Isso é que foi gente.


Fotos - Manuel Silva.
Outros registos fotográficos podem ser vistos AQUI

Comentários

PAS disse…
Finalmente a reportagem, 5* :-)
AJO disse…
Finalmente mesmo. É caso para se dizer mais vale tarde que nunca.
Realmente a lente é 5*
Volta sempre.
Unknown disse…
Grande evento!

As fotos estão bestiais ;)
[A] disse…
imagino k sim, mas já foi há uma semana....

Mensagens populares