Foi só pedalar e voltar a pedalar

Colocadas as malas, juntamente com as bicicletas, na mala do carro estava dado o mote para um fim-de-semana dedicado à pedalada. A saída deu-se ao fim do dia de sexta-feira e o destino foi Mira. Já instalados (éramos quatro) nas respectivas habitações, seguiu-se uma visita à «feira» gastronómica a decorrer na praia de Mira com a intenção de jantar. Mas, o aglomerado de pessoas era tal que acabámos sentados à mesa de uma pizzaria.

No Sábado, cada um montou na sua bicicleta e pedalámos em direcção às ciclovias de Mira. Estas estão bem assinaladas e cruzam-se, o que torna mais fáceis os percursos. A Rota da Grandaresa foi a primeira ciclovia que fizemos. Entre uma paisagem calma e serena e, várias vezes, ao som dos «cânticos» dos pássaros deixámo-nos pedalar. Uma paragem aqui e outra ali, para a respectiva observação da paisagem e da passarada animou a manhã. Acabámos por «desaguar» na Praia de Mira. Após duas de treta, apanhámos a direcção que nos levou à Rota das Lagoas. Durante o percurso o barulho no estômago e uma mesa bem à sombra levou-nos a parar e a matar a «fomeca».





A tarde foi mais longa e mais puxada. Continuámos a Rota das Lagoas e apanhámos a dos Moinhos. O bom estado das ciclovias facilitou uma boa pedalada acompanhada, na maior parte das vezes, por agradáveis conversas. Mas, se não há festa de aniversário ou de casamento sem bolo, arraial sem foguetes também não há pedalada sem furo, por isso, eis que o furo marcou presença. Ora ao ser avisada de que a roda traseira da minha bicicleta estava furada nem quis acreditar, mas o pessoal não desmoralizou. Comprovado que era necessário repará-lo, parou-se e escolheu-se um local. O furo foi mais ao menos resolvido assim: «sacou-se» o pneu à bicicleta, retirou-se a câmara-de-ar, encheu-se a dita câmara, identificou-se o local do furo, raspou-se o local do furo, aplicou-se cola, que secou durante um bocado, aplicou-se um «remendo», introduziu-se a câmara-de-ar no devido lugar, encheu-se o pneu, colocou-se o pneu no respectiva bicicleta e a pedalada continuou. Viram agora porque é importante saber reparar furos e transportar o material necessário? Por lá, o pessoal só não viu como sentiu na pele.






Percorridas as ciclovias e com o anoitecer cada vez mais próximo, pedalámos em direcção ao local onde estávamos hospedados. Deu ainda para apreciar e tirar fotos ao pôr-do-sol. Quando demos por terminada a pedalada contaram-se 44 quilómetros... aquilo é que foi pedalar..., mas fez-se bem e o dia foi muito agradável. Valeu tanto a pedalada que um regresso não está colocado de parte. Quando der, façam o mesmo, não só é saudável, como é diferente e agradável. Acreditem que vale a pena.

Comentários

Dalaila disse…
Isso é que foi pedalar, grande crónica e assim até eu pedalei nesses sítios lindos.
peciscas disse…
Excelente reportagem.
Já passei férias em Mira durante três anos.
JFAlves disse…
Muito bem!
E nem de propósito. Este ano fiz 5 dias de férias em Praia de Mira e, claro, também tinha que experimentar as ciclovias locais. Muito boas, principalmente para quem não tem qualquer tipo de preparação (como eu, na altura ;-), pois são sempre planas.
Gi disse…
Não há duvida isso é que foi um bom passeio.
Bjs
jg disse…
Vou cobrar-vos portagem pelo passeio por terras de Mira!!!
Voltarei com mais tempo.
Anónimo disse…
Adoro andar de bicicleta, desde de que não seja ao pé de carros ou em centros urbanos.

Esse roteiro deve ser espectacular.

Como é que voltaram?
Anónimo disse…
Estive a ver melhor os roteiros. Vão para a minha lista de coisas por fazer, ainda por cima fica + -perto da casa dos meus sogros.
Anónimo disse…
Before creating the ED clothing
brand, ED Hardy Shoes
includes in about all of his works affectation the artistic genius. hardy shirt
abounding the San Francisco Art Institute. The acumen why hardy shirt
is alleged "the Godfather of the Modern Tattoo" is because of his adeptness to use art histories of Japanese.


The Tiffany
has a shade which is a gorgeous confection of stained glass that has been meticulously soldered together, and you will find that your Tiffany rings
can bring a great deal of life, you should consider what you can do with a Tiffany earrings
light fixture, there is a great deal of the delicate metalwork that is so indicative of the silver rings
designs.

Mensagens populares